modalidades

Aikido

foto: Nina Gocke

O Aikido é um caminho marcial (budo) criado pelo Mestre Morihei Ueshiba (1883 – 1969). O seu significado pode ser traduzido, de forma singela, por: “o caminho (Do) da união (Ai) com a energia universal (Ki)”. Sendo assim, tem na sua essência a busca pelo autoconhecimento através de um treinamento que forja o corpo, mente e espírito, fazendo com que o indivíduo, de forma unificada, entre em harmonia com o universo ao seu redor.

Baseado em movimentos circulares e na ausência de força física, esta arte marcial permite que qualquer pessoa possa praticá-lo, independentemente de idade, sexo ou condição física.

O Aikido ensina um simples segredo: “o desenvolvimento de uma vida melhor depende de melhorar a nós mesmos”. Sua pratica não oferece milagres, exceto o milagre de sua existência e do seu potencial humano.

Aikido para crianças

O Aikido é uma arte marcial excelente na formação das crianças. Por ser uma prática inclusiva e não competitiva, onde a disciplina e respeito são constantemente enfatizados, é uma ótima atividade para os pequenos descobrirem suas capacidades físicas, desenvolverem senso de civilidade ao mesmo tempo que aprendem princípios de defesa corporal.

No Seimeikan Dojo, as aulas das crianças sempre são ministradas em conjunto por mais de um instrutor, propiciando o melhor desenvolvimento dos alunos, As aulas das crianças ocorrem sempre aos sábados, 09h-10h, e depois tem meia-hora de tatame livre para elas brincarem.

Yoga

Yoga é o sistema filosófico da tradição hinduísta baseado no ajustamento (yoga) do indivíduo a si mesmo. Depende essencialmente da prática, disciplinada e desapegada de resultado, muito mais que de entendimento e não tem qualquer característica religiosa em sua estrutura.
Pela educação da atenção através de técnicas variadas o praticante consegue manifestar sua natureza autêntica: ajusta-se ao seu verdadeiro “eu”, numa integração que leva a uma vida mais natural e espontânea, afastando-se de conflitos internos que provocam sofrimento.